Impacto do distanciamento social nos atendimentos por acidente de trânsito pelo SAMU na região do Xingu

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

10-10-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

OLIVEIRA, Tales Mendes de. Impacto do distanciamento social nos atendimentos por acidente de trânsito pelo SAMU na região do Xingu. Orientadora: Helane Conceição Damasceno; Coorientadora: Rosiane Luz Cavalcante. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8864. Acesso em:.
INTRODUÇÃO: Entre 2019 e 2020, a pandemia de COVID-19 impactou diversos setores, especialmente a saúde. Para controlar a disseminação do vírus, medidas como lockdowns e restrições de circulação foram adotadas, resultando na redução do fluxo de pessoas e veículos nas cidades. Consequentemente, houve uma queda nos acidentes de trânsito. Na região do Xingu, assim como em outras partes do Brasil, esses acidentes são uma das principais causas de atendimentos de emergência, internações e óbitos, destacando-se na demanda pelo SAMU. OBJETIVO: Analisar o impacto do distanciamento social nos atendimentos por acidentes de trânsito realizados pelo SAMU na região do Xingu. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa retrospectiva e quantitativa onde foram coletados dados de causas externas ao atendimento pré-hospitalar relacionadas ao trânsito na plataforma virtual e-SUS SAMU. As informações abordam 7 das principais cidades integrantes da região do pólo do Xingu no estado do Pará e abrangem o período de janeiro de 2018 a dezembro de 2022, relacionando e comparando os dois anos imediatamente anteriores à pandemia e os três anos iniciais dela, onde pôde se observar os maiores impactos sociais e sanitários. Foram considerados os 10 principais motivos de atendimento a causas externas relacionados ao trânsito na zona urbana das cidades abordadas e apenas as ocorrências que envolviam veículos terrestres e/ou pedestres em via pública. RESULTADOS: Pôde-se observar que houve uma diminuição considerável em todas as categorias escolhidas, desde os números absolutos como o total de atendimentos a causas externas (redução de 17%) como em casos mais específicos a exemplo da colisão entre carros onde houve uma redução de 73% na comparação entre o primeiro e último ano da série analisada. CONCLUSÃO: As rigorosas medidas de distanciamento social assim como a conscientização da população por meio de campanhas e disseminação de conhecimento e orientações impactou diretamente no fluxo de pessoas nas ruas bem como seu comportamento no trânsito já reduzido, assim pode-se afirmar que o número de acidentados diminuiu consideravelmente no período analisado.

Fonte

Fonte URI

Disponível via internet correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br

Aparece na Coleção