Ludicidade e memória no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: práticas pedagógicas com idosos no CRAS Caeté

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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

23-10-2025

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MORAIS, Paulene Fernanda da Silva. Ludicidade e memória no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: práticas pedagógicas com idosos no CRAS Caeté. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2025. 19 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8850. Acesso em: .
O presente trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados de uma experiência pedagógica desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Caeté, localizado no município de Bragança-PA. Essa experiência ocorreu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com um grupo de idosos e teve como objetivo analisar como práticas educativas fundamentadas na ludicidade e no resgate de memórias de infância podem contribuir para o fortalecimento dos vínculos comunitários e para a valorização da identidade cultural. As atividades foram realizadas em dois encontros: o primeiro consistiu em uma roda de conversa sobre brinquedos e brincadeiras tradicionais, e o segundo envolveu a confecção e exposição de brinquedos artesanais. Os resultados evidenciaram que a ludicidade favoreceu a socialização, a expressão de afetos e a preservação de práticas culturais, além de revelar o papel do pedagogo como mediador social em contextos de vulnerabilidade. A experiência demonstrou que a atuação pedagógica no CRAS extrapola a dimensão recreativa, consolidando-se como instrumento de inclusão e cidadania. Apesar das contribuições, identificaram-se desafios relacionados à escassez de recursos e à necessidade de maior articulação interdisciplinar, o que aponta para a importância de aprofundar estudos e práticas voltadas ao fortalecimento da educação não formal no âmbito da assistência social.

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Disponível na internet via Sagitta