O ensino da Física no sistema de organização modular de ensino (SOME) em regiões ribeirinhas do município de Abaetetuba-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

15-09-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOARES, Antonilda Soares e; NUNES, Leidiane de Jesus Dias. O ensino da Física no sistema de organização modular de ensino (SOME) em regiões ribeirinhas do município de Abaetetuba-PA. Orientador: José Francisco da Silva Costa. 2021. 72 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/880 . Acesso em:.
Estudos sobre o ensino da disciplina de física no Brasil, enfatizam que o currículo de formação educacional do país mesmo no século XXI encontra-se permeado por um quadro de entraves e ínfima inovação. Nas escolas públicas, especialmente as do campo o cenário é ainda mais incômodo. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar a efetividade do ensino e aprendizagem da física ofertada pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) nas escolas ribeirinhas de Abaetetuba-PA. Adotou-se no desenho metodológico do estudo, as pesquisas, exploratória, descritiva, campo e a pesquisa quantitativa. Resultados obtidos apontam para a existência de uma demanda reprimida e urgente de mudança na forma como ainda é posto o ensino da física em áreas ribeirinhas. Com pouco estímulo e baixo protagonismo dos alunos vistos ainda como agentes mecânicos, meros memorizadores de conteúdo, tratados como indivíduos incapazes ou menos capazes de compreender e reproduzir o conhecimento da física em suas realidades locais. Vigora, ainda, o sentimento de que, o ensino pode ser feito de qualquer maneira, só o fato de ter o ensino na área ribeirinho é o suficiente. Bom, a realidade descrita neste estudo, mostra que não, essa é uma premissa falsa, nociva e que alimenta um sistema de ensino que não oferece aos alunos do campo as mesmas oportunidades dados aos alunos da área urbana. Sem dúvida essa é uma realidade que precisa ser transformada, direitos e deveres são pautados constitucionalmente sob a ótica da igualdade entre indivíduos, portanto, no ensino da física deve ser dado com equidade e oportunidades de aprendizagem equivalentes. Pois, um indivíduo capaz de compreender como a física rege e faz parte de sua vida, pode ser o indivíduo instruído a fazer descobertas inovadoras e disruptiva, independentemente de suas origens e/ou região onde reside.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

Aparece na Coleção