Representações semióticas em problemas combinatórios mobilizados por licenciandos em matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

13-09-2025

Orientador(es)

LIMA, Reinaldo Feio LattesORCID

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Jonas Brito dos. Representações semióticas em problemas combinatórios mobilizados por licenciandos em matemática. Orientador: Reinaldo Feio Lima. 2025. 55 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8614. Acesso em:.
Este Trabalho de Curso (TC) consiste em uma compilação de três artigos científicos publicados nos anais do XIV Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM) e do XV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e submetido no 8° Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. Ambos os artigos abordam a aplicação da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), proposta por Raymond Duval, no contexto da Educação Matemática Brasileira. Metodologicamente, esta pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico e empírico. O percurso bibliográfico tem como finalidade reunir, analisar e interpretar produções acadêmicas relacionadas ao tema investigado, possibilitando a construção de um referencial teórico consistente que subsidie a discussão. Já a dimensão empírica envolve a observação e análise da realidade educacional em contextos específicos. A partir dessa base teórica, este estudo busca analisar, em uma perspectiva empírica, os registros de representação semiótica, mobilizados por licenciandos em Matemática na resolução de problemas de Análise Combinatória. Os resultados indicam que a teoria oferece um referencial consistente para compreender os processos de ensino e aprendizagem, ao destacar a relevância do tratamento e da conversão entre diferentes registros de representação na construção de conceitos matemáticos.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

Aparece na Coleção