Síndrome de Down e educação matemática: mapeando contribuições em dissertações e anais científicos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

07-08-2025

Orientador(es)

LIMA, Reinaldo Feio LattesORCID

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

COSTA, Maria Joisselene Gomes; MELO, Tais da Silva. Síndrome de Down e educação matemática: mapeando contribuições em dissertações e anais científicos. Orientador: Reinaldo Feio Lima. 2025. 40 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8540. Acesso em:.
Este estudo tem como objetivo analisar a produção acadêmica relacionada à Síndrome de Down e a Matemática, identificando tendências, lacunas e contribuições dessas pesquisas. A questão central que nos guia é: quais metodologias têm sido exploradas para ensinar Matemática a esses alunos e como esses estudos têm ajudado na formulação de estratégias eficazes. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, com base em revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam a necessidade da adaptação curricular, do uso de materiais manipulativos, da formação contínua dos docentes, além do papel da tecnologia e da ludicidade no processo de ensino. A pesquisa também aponta para os desafios ampliados pela pandemia e a necessidade de políticas públicas que garantam recursos adequados para a inclusão educacional.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

Aparece na Coleção