Educação matemática inclusiva e deficiência visual: da produção científica às práticas pedagógicas acessíveis

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

09-08-2025

Orientador(es)

LIMA, Reinaldo Feio LattesORCID

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MELO, Rafaela de Sousa; VELOSO, Raony Mendes. Educação matemática inclusiva e deficiência visual: da produção científica às práticas pedagógicas acessíveis. Orientador: Reinaldo Feio Lima. 2025. 64 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8512. Acesso em:.
Este Trabalho de Conclusão de Curso reúne três produções acadêmicas articuladas em torno da Educação Matemática Inclusiva para estudantes com deficiência visual, especialmente aqueles com baixa visão. O primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática de publicações acadêmicas entre 2019 e 2024 nos eventos ENEM, SIPEM e CIBEM, identificando metodologias pedagógicas, materiais acessíveis e desafios persistentes na formação docente e políticas públicas para a inclusão. O segundo artigo, publicado como capítulo de livro, analisa as contribuições dos Encontros Nacionais de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), revelando a escassez de propostas que articulem teoria e prática, ainda que haja experiências exitosas com materiais concretos e tecnologias assistivas. O terceiro artigo, inédito e a ser submetido, relata uma experiência didática desenvolvida no município de Tomé-Açu/PA, utilizando a régua tátil de frações como recurso pedagógico para o ensino de frações a estudantes com baixa visão. Os resultados demonstraram que o uso da régua tátil ampliou a compreensão conceitual, promoveu o engajamento e favoreceu a autonomia desses estudantes. A análise transversal entre os três textos evidencia a importância da adaptação de recursos didáticos, da formação continuada de professores e do uso de metodologias inclusivas como elementos centrais para garantir a equidade no ensino da Matemática. Conclui-se que o fortalecimento das políticas educacionais inclusivas, aliado à produção e aplicação de materiais acessíveis e à valorização das experiências docentes, constitui um caminho promissor para a efetivação da inclusão no ensino de Matemática. O trabalho contribui, portanto, não apenas com um panorama crítico da produção acadêmica na área, mas também com proposições práticas para um ensino mais justo e acessível.

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA

Palavras-chave

Educação matemática inclusiva
Deficiência visual
Baixa visão
Tecnologias assistivas
Inclusive mathematics education
Visual impairment
Low vision
Assistive technologies
Accessible teaching resources

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

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