Gestão escolar e coordenação pedagógica: desafios e perspectivas no cotidiano em uma escola de tempo integral do município de Abaetetuba

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

17-06-2025

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COSTA, Josenaldo da Costa da. Gestão escolar e coordenação pedagógica: desafios e perspectivas no cotidiano em uma escola de tempo integral no município de Abaetetuba. Orientadora: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa. 2025. 26 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8466. Acesso em:.
O presente estudo, realizado durante o período do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Universitário de Abaetetuba, tem como foco a "Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica: desafios e perspectivas no cotidiano de uma escola de tempo integral no município de abaetetuba". O objetivo principal é analisar os desafios e perspectivas da Gestão e Coordenação Pedagógica nesse contexto específico. A pesquisa se fundamentou em autores como: Carvalho (2012), Gadotti (2009), Ghedin; Oliveira; Almeida (2015), Guerette (2007), Januario (2008), Libâneo (2000), Menezes e Oliveira (2018), Oliveira (2012), Silva-Bandeira; Saravali (2020), Soares (2011), Spaziani; Maia (2015), Vygotski (2000). Dentre outros. Entre os documentos e leis utilizados estão: ECA (1990), CF (1988), Inep/MEC (2022), LDB (1996) e o PPP da Escola campo de Estágio (2022). Esta pesquisa qualitativa (Chizzotti, 2000), com base na observação participante (Chizzotti, 2000) e entrevistas não diretivas (Chizzotti, 2000) realizadas com a gestora e as coordenadoras pedagógicas, aprofundou o estudo da gestão e coordenação pedagógica em uma Escola de Tempo Integral. As experiências e observações durante o estágio proporcionam uma análise crítica e reflexiva da teoria e prática da gestão e coordenação pedagógica nesse contexto, evidenciando o impacto direto no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Os conflitos, a falta de diálogo entre os profissionais, a estrutura inadequada da escola e excesso de trabalho, podem interferir no alcance dos objetivos e na efetividade da proposta pedagógica, além de comprometer a qualidade do ensino.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

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