A neuroarquitetura como ferramenta de inclusão de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade(TDAH) em escolas na amazônia: estudo de caso do colégio São paulo- Belém/Pa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

04-07-2023

Título(s) alternativo(s)

Neuroarchitecture as a tool for the inclusion of children with attention deficit and hyperactivity disorder (ADHD) in schools in the amazon: case study of colégio São Paulo- Belém/Pa

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

NEGREIROS, Amanda Bezerra. A neuroarquitetura como ferramenta de inclusão de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade(TDAH) em escolas na amazônia: estudo de caso do colégio São paulo- Belém/Pa. Orientadora: FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues. 2023. 37 f. Trabalho de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8395. Acesso em:.
A Neuroarquitetura é a área que analisa os estímulos e reações neurofisiológicasprovocadas nas pessoas a partir da interação com o ambiente. Sendo assim, este trabalhotemcomo objetivo central abordar e analisar como as ferramentas da Neuroarquitetura aplicadasao ambiente escolar, contribuem para o aprendizado de crianças comTranstornodeDéficitde Atenção e Hiperatividade - TDAH. Para tal, propõe-se discorrer sobre a bibliografiaacerca das particularidades que envolvam o TDAH, sobre o aprendizado de criançasneurodivergentes e sobre a aplicabilidade da Neuroarquitetura no ambiente escolar noestudode caso, além de avaliar a percepção das entrevistadas sobre a temática. Assim, serãopropostas diretrizes projetuais para a adequação de salas de aula, a fimde promoverainclusão de crianças neurodivergentes nas escolas.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br