Robótica educacional sustentável como estratégia de inclusão: um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica e suas contribuições para a formação de professores de Física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

01-06-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Márcio Mauri Araújo da. Robótica educacional sustentável como estratégia de inclusão: um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica e suas contribuições para a formação de professores de Física. Orientadora: Janes Kened Rodrigues dos Santos. 2025. 56 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8358. Acesso em:.
O presente trabalho foi desenvolvido a partir de minhas vigências como bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP) na escola da rede pública estadual de ensino do Pará, Profa. Zulima Vergolino Dias, na qual realizei diversas atividades entre 2022 a 2024. Visando o relato da experiência didático-formativa na qualidade de residente, serão enfatizadas as ações especificas do Projeto de Robótica Educacional desenvolvido com os estudantes da escola, com foco na interseção entre tecnologia, engenharia, sustentabilidade e inclusão, evidenciando como tal imersão foi importante para minha formação docente como professor de física. A execução do PRP na escola-campo em questão foi composta por palestras, orientação aos estudantes, construção de robôs com materiais alternativos, produção de livreto educativo, participação em eventos científicos, entre outras atividades inerentes ao ofício docente no âmbito da sala de aula como regência, produção de apostilas e correção de atividades. Isto posto, a interação entre os professores, residentes e estudantes no conjunto de suas especificidades enriqueceu a dinâmica da sala de aula, promoveu habilidades práticas de ensino, enfrentando desafios como a adaptação de atividades e a gestão de recursos materiais com criatividade. O destaque especial foi dado à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que exigiu flexibilização e adaptações cuidadosas das práticas educativas. Dessa forma, o projeto realizado rendeu grandes momentos, o primeiro deles culminou no: “Festival de Foguetes Ananin: Garrafa Pet no Espaço”, reforçando o viés da sustentabilidade e inclusão. O segundo foi a produção de um material educativo instrucional sobre o tema a ser desenvolvido de forma didática nas aulas para abordar os fundamentos da robótica, sendo publicado na plataforma online da EduCAPES. Também houve um impacto positivo do projeto de Robótica Sustentável no desenvolvimento de habilidades técnicas e na abordagem da educação ambiental entre os alunos, incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais (NEE), evidenciado pela construção de protótipos que foi muito primorosa, culminando na apresentação de seus produtos na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes do Estado do Pará. Essas ações, permitiram a articulação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), promovendo a personalização do ensino e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a contemporaneidade, além de tornar as bases da Robótica Educacional mais acessível e envolvente, preparando os alunos para os desafios do mundo digital moderno, emergindo como uma estratégia pedagógica inovadora, integrando tecnologia, sustentabilidade, inclusão e interdisciplinaridade, além de potencializar a formação docente em física.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI