Ações de inclusão social no ensino médio para o ingresso na universidade: perfil do estudante e proposta extensionista

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

03-04-2025

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Citar como

REIS, Ruam Waldiney Santos dos. Ações de inclusão social no ensino médio para o ingresso na universidade: perfil do estudante e proposta extensionista. Orientadora: Gerlândia de Castro Silva Thijm. 2025. 58 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8300. Acesso em:.
O trabalho analisa os impactos do projeto Mostra Itinerante Universidade e Inclusão Social: o perfil do estudante para o ingresso na universidade e ações de intervenção, da Faculdade de Matemática do campus universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará, sobre a decisão dos estudantes do Ensino Médio e de cursinhos em prosseguir com os estudos em nível superior, com breves considerações sobre as representações de estudantes sobre a Matemática. Parte do princípio de que a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior para estudantes de escolas públicas, é marcada por diversas adversidades. Nesse sentido, é importante realizar uma orientação profissional no percurso formativo a partir da oferta de atividades que coloquem em interação o público da escola básica com a universidade. O trabalho de campo foi subdividido em dois momentos: a efetivação da proposta de intervenção e a coleta de dados por meio de uma abordagem qualitativa descritiva que tomou como instrumento de coleta o questionário com o uso da plataforma Google Forms para entender melhor os desafios enfrentados por estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na universidade. O Resultado, analisado por amostragem estatística, destacou a importância de trabalhar o aspecto emocional dos estudantes que manifestaram, dentre outras emoções, medo em relação ao acesso ao Ensino Superior, com destaque às representações sociais sobre a Matemática. Além disso, a falta de preparação em seminários, cálculos e leitura durante o ensino básico os coloca em risco de abandonar os cursos universitários. Finalmente, os resultados enfatizam as dificuldades de políticas enfrentadas pelos estudantes das escolas durante o ingresso no Ensino Superior, evidenciando a necessidade de um suporte mais eficaz para esses alunos. Como impacto positivo do projeto extensionista está o próprio processo formativo ministrado nas feiras, nos seminários e palestras, nas cartilhas e portifólios e, principalmente, na interação do Estudante do Ensino Médio e o do Ensino Superior por meio das ações realizadas.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com