Sarau cultural como ferramenta pedagógica para o ensino de libras: relato de experiência com ouvintes na educação básica

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Tipo de Documento

Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo

Data

01-11-2024

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Citar como

SOUSA, Mayra Luiza Cardoso de; FERNANDES, Zenilda Botti. Sarau cultural como ferramenta pedagógica para o ensino de Libras: relato de experiência com ouvintes na educação básica. Orientadora: Zenilda Botti Fernandes. 2024. 15 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8176. Acesso em:
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma língua visual fundamental para a comunicação da comunidade surda no Brasil, facilitando sua participação na sociedade. Este estudo explora os obstáculos e as abordagens para o ensino de LIBRAS no contexto da educação básica, com ênfase em estudantes ouvintes. Considerando a relevância de ensinar LIBRAS tanto para surdos quanto para ouvintes, como parte de um processo inclusivo, foram analisadas estratégias para promover essa língua em instituições de ensino público. Por meio de uma metodologia qualitativa, investigamos a iniciativa Sarau Itinerante: Contos e Recontos da Amazônia, desenvolvida pela Liga Acadêmica de Pesquisas Educacionais na Amazônia (LAPEA). A análise revelou que os alunos ouvintes mostraram-se interessados e capazes de aprender LIBRAS, embora obstáculos significativos tenham surgido. Os resultados reforçam a necessidade de práticas inclusivas que assegurem o acesso equitativo à educação. Portanto, para que o ensino de LIBRAS seja eficaz, é necessário superar esses desafios, promovendo a inclusão e o crescimento pleno de todos os estudantes da educação básica.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bdm@ufpa.br