Práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos

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07-02-2025

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SANTOS, Rebeca Natalina dos. Práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos. Orientadora: Joana d’Arc de Vasconcelos Neves. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7820. Acesso em: .
O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada no Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências Naturais sobre o tema: Práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos. Objetivo geral contribuir tanto para a reflexão sobre a produção do conhecimento a respeito do ensino de Ciências no contexto da Educação Inclusiva, e, como objetivos específicos sistematizar o que os teóricos do ensino de ciências, têm discutido a respeito da inclusão; identificar as práticas pedagógicas no ensino de ciência voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdo. Na metodologia desenvolveu-se a partir de uma análise de Revisão Integrativa da Literatura (RIL), a partir de dois descritores temáticos: as práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos; a inclusão do aluno surdo no ensino regular. Base de dados disponíveis no acervo da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e na Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Nos resultados encontrados, apontam elementos que subsidiam processos avaliativos e reflexões dos avanços acerca da inclusão, mas também olhares críticos de que apesar das existências de práticas inclusivas, ainda se faz necessário um grande esforço para que o paradigma da inclusão possa de fato ser hegemônico. Na conclusão compreendeu-se que as mudanças advindas com a inclusão e seus consequentes efeitos pedagógicos variam de acordo com a forma que elas estão sendo percebidas.

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