Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7715
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Curso - Graduação - Artigo |
Issue Date: | 1-Nov-2004 |
Title: | Projeto Nossa Senhora Aparecida: aprendendo com a ludicidade |
Creator: | SILVA, Raynara Soares da |
First advisor: | LUZ, Suzana de Sousa da![]() |
First co-advisor : | MARTINS, Benedita Afonso![]() |
Citation: | SILVA, Raynara Soares da. Projeto Nossa Senhora Aparecida: aprendendo com a ludicidade. Orientadora: Suzana de Sousa da Luz. 2024. 24 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7715. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo se concentra na aplicação da ludicidade no ensino do ballet clássico para crianças de 4 a 6 anos no projeto Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro do Telégrafo Sem Fio em Belém-PA. O objetivo consiste em compreender a forma como essa abordagem é introduzida e quais os benefícios proporcionados aos alunos. Essa informação é fundamentada em entrevistas com educadores, pais, responsáveis e membros da Igreja Católica “Nossa Senhora Aparecida”, que estão constantemente acompanhando as crianças no desenvolvimento artístico, além de devidas observações de aulas para analisar o impacto do ensino lúdico do ballet na formação física, emocional e social das crianças. Na abordagem qualitativa, foram identificados resultados preliminares que sugerem melhorias significativas no desenvolvimento motor, coordenação, disciplina, concentração e autoestima ao longo das aulas. |
Abstract: | This study focuses on the application of playfulness in teaching classical ballet to children aged 4 to 6 in the Nossa Senhora Aparecida project, located in the Telégrafo Sem Fio neighborhood in Belém-PA. The objective is to understand how this approach is introduced and what benefits it provides to students. This information is based on interviews with educators, parents, guardians and members of the “Our Lady of Aparecida” Catholic Church, who are constantly accompanying children in their artistic development, in addition to due class observations to analyze the impact of playful ballet teaching. in the physical, emotional and social development of children. In the qualitative approach, preliminary results were identified that suggest significant improvements in motor development, coordination, discipline, concentration and self-esteem throughout the classes. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Keywords: | Dança - Estudo e ensino Educação lúdica Dança para crianças Coreografia (Dança) Dance - Study and teaching Playful education Dance for children Choreography (Dance) |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | Via e-mail |
Appears in Collections: | Curso de Dança - FADAN/ICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TC_ArtigoProjetoNossaSenhora.pdf | 770,82 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License