Mãe d’água: uma abordagem mitológica para a (re)educação com dança no cárcere feminino em Belém do Pará

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01-01-2014

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COSTA, Halana Monique Figueira da. Mãe d’água: uma abordagem mitológica para a (re)educação com dança no cárcere feminino em Belém do Pará. Orientador: Miguel Santa Brígida. 2014. 60 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/766. Acesso em:.
O presente trabalho tem a intenção de descrever o processo de ensino da dança no cárcere feminino em Belém do Pará inspirado na mitologia amazônica da Mãe d’Água. Com o objetivo de valorizar a cultura amazônica, interferir no processo de ressocialização, elevar a autoconfiança da mulher, enfatizando o corpo instrumento social participativo na construção de conhecimentos, amparada pelos estudos etnocenológicos e da conversão semiótica de Loureiro quando o mito apresenta-se como metodologia de ensino. No desenvolvimento teórico recorro a Foucault para compreender o corpo privado de liberdade, exponho sobre a realidade da detenção e a mulher no Centro de Reeducação Feminino - CRF e o encontro com a dança, no desenvolvimento metodológico prático, utilizo a aplicação de diferentes técnicas corporais como educação somática tendo como referencial teórico Débora Bolsanello, danças populares paraenses e a improvisação. A metodologia da pesquisa mista, na qual a etnografia e a pesquisa - ação presentes no processo de ensino-aprendizagem da dança nesse ambiente, não apontando um resultado estético acabado, mas o processo frequentado pelo corpo e as experiências proporcionadas, até o instante que a presa sente-se a vontade para criar, confiante de si mesma.

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