Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7443
Compartilhar:
Type: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Issue Date: 1-Nov-2024
Title: O ensino de Física através da nanotecnologia e algumas aplicações no meio ambiente
Creator: FAVACHO, Andrew da Silva
First advisor: ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza
Citation: FAVACHO, Andrew da Silva. O ensino de Física através da nanotecnologia e algumas aplicações no meio ambiente. Orientador: Vicente Ferrer Pureza Aleixo. 2024. 68 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7443. Acesso em:.
Resumo: O ensino de física desempenha um papel fundamental na formação educacional ao desenvolver habilidades analíticas e compreensão científica. A introdução da nanotecnologia no ensino de física permite explorar a manipulação de materiais em escala nanométrica, onde suas propriedades se manifestam de forma única em comparação com o mundo macroscópico. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver propostas didáticas para o ensino de física através da nanotecnologia, com foco em aplicações ambientais, visando engajar os alunos, promover aprendizagem significativa e formar cidadãos mais conscientes sobre a preservação ambiental. Os objetivos específicos incluíram identificar os desafios e oportunidades de ensino de física por meio da nanotecnologia aplicada ao meio ambiente, desenvolver atividades práticas e jogos, testar as propostas didáticas com estudantes de ensino médio e avaliar sua eficácia. O estudo foi realizado em um seminário na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Vera Cruz, em Ananindeua - PA, no primeiro semestre de 2023, com atividades complementares em setembro do mesmo ano. Durante o seminário, foi criado um e-book na plataforma Canva como recurso didático e utilizado um formulário no Google Forms para coletar dados e feedback dos participantes. Os resultados mostraram um bom nível de compreensão dos alunos, especialmente sobre as questões éticas e de segurança relacionadas à nanotecnologia. Esse resultado sugere que o e-book foi eficaz ao promover uma visão equilibrada sobre os benefícios e as preocupações éticas da nanotecnologia no contexto ambiental.
Abstract: This study explores the integration of nanotechnology in physics education, focusing on environmental applications to engage students, promote meaningful learning, and foster environmental awareness. Conducted at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Vera Cruz (Ananindeua, PA) in the first semester of 2023, the project involved a seminar and the creation of an e-book on Canva as an educational resource. Specific objectives included identifying challenges and opportunities in teaching physics through nanotechnology, developing hands-on activities and games, and evaluating the effectiveness of these didactic proposals. Feedback collected via a Google Forms questionnaire indicated a strong student understanding of ethical and safety issues related to nanotechnology. The results suggest that the e-book successfully balanced the benefits and ethical considerations of nanotechnology in environmental contexts.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Keywords: Nanotecnologia
Meio ambiente
Ensino Médio
Nanotechnology
Environment
Middle school
Type of access: Acesso Aberto
Source: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Appears in Collections:Curso de Física - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_EnsinoFisicaAtraves.pdf6,17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons