Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7345
Compartilhar:
Type: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Issue Date: 22-Dec-2023
Title: Aprendizagem matemática em geometria além do quadro e giz
Creator: CARVALHO, Levi da Silva
First advisor: SILVA, Valdelírio da Silva e
Citation: CARVALHO, Levi da Silva. Aprendizagem matemática em geometria além do quadro e giz. 2023. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7345. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma produção realizada no campo da geometria plana e espacial; faz uma abordagem sobre a otimização da aprendizagem matemática implementada por ferramentas tecnológicas que propiciam um maior alcance de assimilação de conceitos e dão mais celeridade no processo de internalização. Mostra exemplo fazendo uso do aplicativo Geogebra na produção de todas as imagens que ilustram as apli cações dos conteúdos, e destaca o desempenho desse software no alcance das metas propostas nos objetivos deste trabalho, pois, com a capacidade e boa didática do aplicativo foi possível cumprir os três objetivos específicos, quais sejam: construir toda a produção de gráficos, superfícies e sólidos de revolução - onde foi gerada a superfície reversa da esfera; desenvolver um processamento da quadratura de polígonos regulares, bem como, a quadratura do círculo só com o uso de compasso e régua não graduada; apresentar uma de monstração geométrica do Teorema de Pappus Guldin da área e, fazer algumas aplicações do teorema. No tópico das quadraturas os polígonos, a partir do triângulo até ao heptágono, tiveram as suas quadraturas plenamente elaboradas, e o círculo alcançou uma aproximação bastante simples; e, também, foi desenvolvida uma construção gráfica para a retificação da circunferência que pode ser reproduzida com compasso e régua não graduada, de forma simples e, que dá uma boa aproximação com duas casas decimais para o número π. A demonstração do Teorema de Pappus Guldin, último tópico, nos permite visualizar todo mecanismo do movimento na formação dos objetos e perceber a ideia genial aplicada no procedimento do cálculo da área dos mesmos, que aplica conceitos da dinâmica dos movimentos em uma fórmula simplificada. Também se destaca o apoio visual das imagens multicores das figuras geométricas produzidas pelo aplicativo, de forma a proporcionar uma leitura mais lúdica para a jornada do leitor, do início até ao último tópico.
Abstract: The present essay presents a production carried out in the field of plane and spatial geometry; takes an approach to optimizing mathematical learning implemented by technological tools that provide a greater scope of assimilation of concepts and speed up the internalization process. It shows an example using the Geogebra application in the production of all the images that illustrate the applications of the content, and highlights the performance of this software in achieving the goals proposed in the objectives of this work, as, with the capacity and good teaching of the application, it was possible to fulfill the three specific objectives, namely: building the entire production of graphics, surfaces and solids of revolution - where the reverse surface of the sphere was generated; develop the processing of squaring regular polygons, as well as squaring the circle only using a compass and a non-graduated ruler; present a geometric demonstration of the Pappus Guldin Theorem of the area and make some applications of the theorem. In the topic of quadratures, the polygons, from the triangle to the heptagon, had their quadratures fully elaborated, and the circle achieved a very simple approximation; and, also, a graphical construction was developed for the rectification of the circumference that can be reproduced with a compass and non-graduated ruler, in a simple way and that gives a good approximation to two decimal places for the number π. The demonstration of Pappus Guldin’s Theorem, the last topic, allows us to visualize the entire mechanism of movement in the formation of objects and perceive the ingenious idea applied in the procedure for calculating their area, which applies concepts ofmovement dynamics in a simplified formula. The visual support of the multicolor images of geometric figures produced by the application also stands out, in order to provide a more playful reading for the reader’s journey, from the beginning to the last topic.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Geometria plana
Geometria espacial
Quadraturas
Geogebra
Plane geometry
Spatial geometry
Quadrature
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AprendizagemMatematicaGeometria.pdf4,76 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons