Identidade Quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola Santo André, município de Abaetetuba – Pará

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01-01-2018

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SANTOS, Manuel Baia. Identidade Quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola Santo André, município de Abaetetuba – Pará. Orientador: Petrônio Medeiros Lima Filho. 2018. 41 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6409. Acesso em:.
A presente pesquisa investiga a identidade quilombola relacionada com as práticas pedagógicas oferecidas pela escola no ensino fundamental menor mediante, entre as técnicas de coletas de dados foram realizadas entrevistas e dinâmicas de roda de conversa com os alunos do ensino fundamental incluindo a educação infantil no qual foram realizados registros fotográficos e entregue um questionário para os professores, além disso, realizamos a observação participante. Discutimos a categoria identidade como pertença e correlação com ambiente e território em que vivem. A pesquisa identificou que se faz necessário valorizar a identidade quilombola da comunidade de maneira mais efetiva, não somente em períodos específicos, mas um trabalho político pedagógico permanente na escola

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