A cor da dança: representatividade negra no ballet clássico na cidade de Belém do Pará

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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

03-07-2023

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ANJOS, Ariany Vitória Coelho dos. A cor da dança: representatividade negra no ballet clássico na cidade de Belém do Pará. Orientadora: Waldete Brito Silva de Freitas. 2023. 44 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6322. Acesso em:.
O presente trabalho busca compreender a importância da representatividade negra no ballet clássico a partir de minhas vivências como bailarina. Trazendo relatos sobre a pesquisa de campo, busco levantar reflexões e questões à cerca do racismo estrutural presente nessa dança cênica, e destaco a necessidade de existir mais bailarinas negras ocupando locais de notabilidade em escolas e companhias de dança de Belém do Pará. Com a finalidade de investigar o preconceito dentro do ballet, converso com autoras como Homans (2012) e Samarino (2021) para trazer a origem dessa dança em terras europeias, Além de SIlvério (2020) e Silva (2021) para embasar o diálogo sobre a exclusão de meninas negras em papéis principais na dança. A metodologia utilizada foi a pesquisa autobiográfica segundo Alves (2015), entendendo como uma auto investigação de minha trajetória de vida pessoal e profissional, enquanto bailarina negra dentro de uma dança com origem europeia. Por fim, concluo que o ballet deve ser acessível a todos que sonham com ele e ter referencias negras nesse meio, aos poucos, quebra um padrão imposto pelo racismo.

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