A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

08-09-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MOREIRA, Clara Marques. A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2023. 26 f. Trabalho de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6291. Acesso em: .
Este estudo objetiva compreender a inclusão escolar da criança com TEA do ensino fundamental na dimensão curricular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, participaram da pesquisa sete professores da turma regular de uma escola estadual ao qual este aluno frequenta. O levantamento foi feito através do questionário socioeconômico e de entrevista semiestruturada. No tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados sugerem que apesar da escola e professores se preocuparem com a inclusão deste aluno, não trabalham em relação ao currículo, trabalham no cotidiano tentando amenizar os déficits, sem uma prática planejada com antecedência, porém são docentes com uma visão positiva sobre a inclusão do aluno com TEA, precisando de formação continuada para melhor atender esse público.

Fonte

Fonte URI