Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA.

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31-08-2023

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PINTO, Maria Daniely dos Santos. Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil. Orientadora: Maria da Luz Duarte Leite Silva. 2023. 14 f. Trabalho de Curso – Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Polo Santa Luzia do Pará, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6233. Acesso em: .
Este ensaio a acadêmico tem por objetivo abordar a importância do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental para a formação acadêmica dos futuros educadores, por proporcionar aos licenciados o domínio dos conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para o exercício da profissão docente. Metodologicamente, esta pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa, tendo como método operacional pesquisa bibliográfica, a partir das contribuições teóricas de Pimenta (2004; 1997); Freitas; Toutonge (2021); Libâneo (2004); Imbernóm (2010), entre outras que discutem a temática em tela. Além disso, realizou-se pesquisa de campo, de caráter exploratório. O lócus escolhido foi uma escola pública localizada no município de Bragança-PA, que oferta turmas na modalidade multisseriada. O estágio, realizado na turma multisseriada, revelou-nos que o conhecimento se constrói em estreita interação social entre a professora, seus alunos e a comunidade. Nesse contexto, convive-se com os saberes locais que interagem ao ritimo diferenciado dos ecossistemas próprios da natureza e da sociobiodiversidade da Amazônia paraense. A vivência demostrou um processo de aprendizagem muito significativo, visto que as turmas multisseriadas apresentam como características central a heterogeneidade. Contudo, acreditamos ser imprescindível que, no processo de ensino-aprendizagem da escola, as crianças se tornem protagonistas por meio de suas vozes, a partir de sua autonomia como sujeitos de diretos aprendizes que contribuem como o seu repertório sociocultural para a escola, a partir das suas falas, saberes e brincadeiras.

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