Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6213
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 28-Feb-2023
Title: Reflexões sobre o estágio supervisionado no ensino fundamental EJA na escola José Henrique / Castanhal - PA
Creator: MOURA, Lucielma Rocha de
First advisor: MORAES, Jones Souza
Citation: MOURA, Lucielma Rocha de. Reflexões sobre o estágio supervisionado no ensino fundamental EJA na escola José Henrique / Castanhal-PA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6213. Acesso em:.
Resumo: O estágio supervisionado além de ser exigência dos cursos de licenciaturas é também um momento de aproximação do estagiário do seu futuro ambiente de trabalho. Por isso este trabalho visa relatar e refletir as experiências vividas durante o estágio Supervisionado do curso de matemática na turma da 3ª Etapa do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos na escola José Henrique de Araújo, que está localizada na Agrovila Castelo Branco, meio rural do município de Castanhal-PA. Abordamos questões importantes como a prática pedagógica do professor de matemática na 3ª Etapa do Ensino Fundamental e na turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as dificuldades para a realização de um bom estágio, como também o que ele nos proporciona enquanto futuros docentes. Tudo isso partindo de leituras de autores que trabalham nessa perspectiva, como por exemplo Carvalho (2019), entre vários autores. Mas, também a partir da nossa vivência de estágio, mostrando o que foi possível observar durante o período do estágio, que ocorreu de Agosto a Dezembro de 2012. Abordaremos alguns aspectos importantes do estágio, como por exemplo, as dificuldades encontradas durante esse processo, a observação e a regência de aulas e o contato com a escola, mostrando o quanto o estágio é importante na formação de um bom professor de matemática.
Abstract: The supervised internship, in addition to being a requirement for undergraduate courses, is also a time for the intern to approach their future work environment. Therefore, this work aims to report and reflect on the experiences lived during the Supervised Internship of the Mathematics course in the class of the 3rd Stage of Elementary Education in the modality of Youth and Adult Education at the José Henrique de Araújo school, which is located in Agrovila Castelo Branco, rural environment in the municipality of Castanhal-PA. We address important issues such as the pedagogical practice of the mathematics teacher in the 3rd stage of Elementary School and in the Youth and Adult Education (EJA) class and the difficulties for carrying out a good internship, as well as what it provides us as future teachers. All of this based on readings by authors who work in this perspective such as Carvalho (2019), among several authors. But, also from our internship experience, showing what was possible to observe during the internship period, which took place from August to December 2012. We will address some important aspects of the internship, such as, for example, the difficulties encountered during this process, observation and conducting classes and contact with the school, showing how important the internship is in the formation of a good geography teacher.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Estágio supervisionado
Matemática - Estudo e ensino
Supervised internship
Mathematics - Study and teaching
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ReflexoesEstagioSupervisionado.pdf683,97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons