Os desafios da docência no processo de ensino e aprendizagem de crianças num contexto de retorno às aulas presenciais: relato de experiência de uma intervenção realizada no estágio supervisionado no ensino fundamental no pós pandemia de COVID19

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

31-08-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

BARAUNA, Antonia Janaina Ferreira. Os desafios da docência no processo de ensino e aprendizagem de crianças num contexto de retorno às aulas presenciais: relato de experiência de uma intervenção realizada no estágio supervisionado no ensino fundamental no pós pandemia de COVID19. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2023. 20 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Polo Santa Luzia do Pará, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6201. Acesso em:.
O presente Trabalho de Curso é resultado dos apontamentos obtidos por meio das vivências durante o exercício da docência na escola Municipal de Ensino Fundamental Eloi Cardoso, localizada no KM 48 em Santa Luzia do Pará-PA, no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos que embasaram a realização deste estudo centram-se em entender a importância do estágio para a formação do pedagogo(a), assim como de que forma a elaboração e aplicação de um bom planejamento podem facilitar a dinâmica de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino, sobretudo como ferramenta no combate às carências educativas e emocionais deixadas pelo COVID-19. Metodologicamente, a pesquisa foi construída sob uma perspectiva qualitativa MINAYO (1994), TEIXEIRA (2014), e o método escolhido para a obtenção de dados foi a observação participante MARIETTO (2018). Conclui-se que a docência exige uma postura mediadora e crítico-reflexiva do profissional da pedagogia, que deve sempre contar com um planejamento flexível e inclusivo capaz de atender as necessidades cognitivas e emocionais de seus estudantes, e que o estágio como componente curricular obrigatório é indispensável para o processo formativo do graduando do curso de pedagogia.

Fonte

Fonte URI