Saúde emocional do estudante na Educação Básica na pandemia da Covid-19: revisão de escopo

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26-06-2023

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SOARES, Rosely Machado. Saúde emocional do estudante na Educação Básica na pandemia da Covid-19: revisão de escopo. Orientadora: Priscilla Bellard Mendes de Souza. 2023. 25 f. Trabalho de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6123. Acesso em:.
A saúde emocional do estudante na Educação Básica durante a pandemia da COVID-19 levou os jovens a desenvolverem sérios transtornos psicológicos. O objetivo do presente estudo foi descrever e analisar a saúde emocional dos estudantes da educação básica antes e durante a pandemia da COVID-19. Foi realizada uma revisão de escopo, sendo consultados estudos revisados por pares, publicados em periódicos nacionais entre os anos 2019 e 2022. A busca foi realizada em três bases de dados (CAPES; SciELO; APA) a partir dos descritores “saúde psicológica”; aluno *; “educação básica”, com auxílio do booleano OU. Seguiram-se as etapas propostas pelo Instituto Joana Briggs: 1-Elaboração da questão de pesquisa; 2-Identificação dos estudos; 3-Seleção dos estudos; 4-Extração dos dados; 5-Reunir, resumir e relatar os resultados da pesquisa; e 6-Consultar. A pergunta problema foi:Como a saúde emocional dos estudantes da educação básica foi relatada, antes e durante a pandemia da Covid-19? No total foram encontradas 30.352 referências, ficando duas para revisão final após as triagens. Os resultados mostraram cinco fatores psicológicos nos estudantes da educação básica que afetariam a sua saúde emocional: insônia; transtorno psicológico; ansiedade; depressão e descontrole emocional. Conclui-se que há poucos estudos em língua portuguesa, e sugere-se que mais pesquisas sejam desenvolvidas referente a temática.

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Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br

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