Perfil epidemiológico da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) associada à COVID-19 em indivíduos de 0 a 11 anos no estado do Pará: janeiro de 2020 a junho de 2022.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

DISCACCIATI, Renata Gabrielli Pereira. Perfil epidemiológico da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) associada à COVID-19 em indivíduos de 0 a 11 anos no estado do Pará: janeiro de 2020 a junho de 2022. Orientadora: Helena Andrade Zeferino Brígido. 2022. 85 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6118 . Acesso em:.
Durante o início da pandemia de covid-19, infecção respiratória altamente transmissível causada por SARS-CoV-2, acreditava-se que populações jovens que contraiam a doença apresentavam-se como oligossintomáticos, tornando-se principalmente como portadores e transmissores do vírus. Entretanto, há consequências diretas na exposição infantil à covid-19, como a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Priátria (SIM-P) e novas formas clínicas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O presente estudo, observacional, descritivo e de cunho epidemiológico, tem o objetivo de identificar padrões espaciais na distribuição das taxas de SRAG e SIM-P por covid-19 no estado do Pará, entre janeiro de 2020 e junho de 2022, em indivíduos de 0 a 11 anos, utilizando a base de dados do OpenDataSUS e Boletins Epidemiológicos do Ministério da Saúde. A análise dos resultados indicou a forma desuniforme e desproporcional que a pandemia da covid-19 vem afetando os diferentes grupos etários pediátricos no cenário paraense, auxiliando na compreensão e planejamento de ações de enfrentamento à covid-19 em curto, médio e longo prazo em diferentes níveis de gestão epidemiológica.

Fonte

Fonte URI

Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br