Fatores associados ao comportamento de grazing em candidatos à cirurgia bariátrica atendidos em um hospital público de referência em Belém-Pa.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

COSTA, Ana Paula da Silva. Fatores associados ao comportamento de grazing em candidatos à cirurgia bariátrica atendidos em um hospital público de referência em Belém-Pa. Orientadora: Daniela Lopes Gomes; Coorientadora: Jeane Lorena Dias Kikuchi. 2022. 58 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade de Nutrição, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6027. Acesso em:.
Introdução: O comportamento de grazing ocorre quando existe a ingestão de quantidades pequenas de alimentos de forma repetida com a frequência de mais de duas vezes, de maneira não planejada, sendo subdividido em grazing compulsivo e não compulsivo. É um fenômeno comportamental emergente na atualidade, o qual pode contribuir para o insucesso da cirurgia bariátrica. Objetivo: Analisar o comportamento de grazing e fatores associados em candidatos à cirurgia bariátrica atendidos em um hospital público de Belém-PA. Metodologia: Estudo do tipo transversal, descritivo e analítico, realizado com candidatos à cirurgia bariátrica acompanhando em um hospital público em Belém-PA. Foram coletados dados socioeconômicos, clínicos e sobre a prática de atividade física. A classificação da obesidade foi realizada da avaliação de peso e estatura por meio de uma balança do tipo plataforma. Para a avaliação do comportamento de grazing foi aplicado o questionário Rep(eat)_Q (Repetitive Eating Questionnaire), versão brasileira. Resultados: Foram avaliados 75 participantes, destes, 92% mulheres e com média de idade de 34,9±9 anos. Verificou-se que 58,7% dos participantes apresentavam grazing não compulsivo. Participantes que praticaram atividade física nos últimos 3 meses apresentaram pontuação estatisticamente menor para grazing compulsivo (p=0,007) e grazing não compulsivo (p=0,028). Participantes que usaram medicamentos para emagrecer nos últimos 3 meses apresentaram pontuação estatisticamente menor para grazing compulsivo (p=0,004) e grazing não compulsivo (p=0,004). Conclusão: A identificação do comportamento de grazing deve ser realizada precocemente durante o pré-operatório, a qual deve ser amparada pela equipe multiprofissional. Além disso, são necessárias políticas públicas que visem a assistência integral aos candidatos à cirurgia bariátrica.

Fonte

Fonte URI

Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br

Aparece na Coleção