O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

06-07-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

CARVALHO, Regiane Corrêa de. O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em Abaetetuba-PA: um estudo de escolas às margens das águas. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2023. 98 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5935. Acesso em:.
Este relatório de campo propôs-se a analisar as condições de atendimento escolar ofertado àscrianças de Educação Infantil do campo, especialmente nas comunidades do rio Tauerá-Açú e Arapapú, situadas no município de Abaetetuba-PA. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o aprofundamento bibliográfico e documental concernente ao tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pelo estudo, constatamos que a educação do campo nas escolas de educação infantil em contexto ribeirinho/quilombola, ditam um tipo de cultura escolar exigindo ser diferenciado dado sua mistura com os nexos dos modos de vida com suas movimentações e ambientes/espaços de águas, da terra e das matas/floresta. Assim, vimos que condições de atendimento para essas escolas dão-se em condições mínimas considerando as atuais legislações educacionais e especificas para esses territórios e no tocante a EI. Ainda, constatamos que as crianças têm um saber que é sedimentado entre pares e nas práticas com os adultos, que perpassa também pela escola em diversas formas de socialização nas comunidades.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção