Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/5875
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Issue Date: | 23-Jun-2023 |
Title: | Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio |
Creator: | BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza |
First advisor: | SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da |
Citation: | BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza. Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio. Orientador: Carlos Alberto Brito da Silva Júnior. 2023. 39 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5875. Acesso em:. |
Resumo: | A Física é considerada um grande desafio por parte dos alunos, por isso é importante compor estratégias metodológicas que propiciem uma aproximação do mundo da Física aos estudantes. Neste trabalho é apresentada uma sequência didática elaborada para o ensino de conceitos de calorimetria. A sequência didática, que tem como base o estudo da calorimetria com foco no Ciclo Hidrológico, foi estruturada para alunos da segunda série do Ensino Médio, para as aulas da disciplina de Física, visando à conscientização e conservação dos recursos naturais, bem como trazer melhoria para educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas e com seu entorno. O estudo teve como objetivo propor uma sequência didática visando um ensino interdisciplinar a partir de problemáticas socioambientais no contexto do ciclo hidrológico, calor e temperatura para aula de Física, possibilitando que esse aluno entenda o mundo ao redor e os fenômenos físicos que o cercam. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre a temática do ciclo da água. |
Abstract: | Physics is considered a great challenge by students, so it is important to compose methodological strategies that provide students with an approach to the world of Physics. This work presents a didactic sequence elaborated for teaching concepts of calorimetry. The didactic sequence, which is based on the study of calorimetry with a focus on the Hydrological Cycle, was structured for students in the second year of high school, for Physics classes, aiming at raising awareness and conservation of natural resources, as well as bringing improvement for education and interaction between teacher and student, and between students and other colleagues and their environment. The study aimed to propose a didactic sequence seeking an interdisciplinary teaching based on socio-environmental problems in the context of the hydrological cycle, heat and temperature for Physics classes, allowing this student to understand the world around him and the physical phenomena that surround him. The study was based on bibliographical research in academic articles, books and websites that bring a study on the theme of the water cycle. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Keywords: | Calorimetria Ciclo hidrológico Sequência didática Ensino Médio Física Calorimetry Hydrologic cycle Didatic sequence High School Physics |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | Disponível na internet via Sagitta |
Appears in Collections: | Curso de Física - CANAN |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_SequenciaDidaticaCalorimetria.pdf | 858,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License