Evasão universitária no curso de licenciatura em matemática Capanema/UFPA Campus Bragança: uma revisão bibliográfica

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19-12-2022

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SOUSA, Alana Natália de Carvalho. Evasão universitária no curso de licenciatura em matemática Capanema/UFPA Campus Bragança: uma revisão bibliográfica. Orientadora: Maria Augusta Raposo de Barros Brito. 2022. 37 f. Trabalho de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5729. Acesso em: .
A evasão no ensino superior se tornou um dos problemas muito preocupantes do sistema educacional brasileiro. Haja vista que é um fenômeno crescente ao longo dos anos. Na evasão universitária, tem que levar em consideração as escolhas dos cursos, a identificação com a área escolhida para se capacitar, as dificuldades presentes no ambiente acadêmico, dificuldades nas disciplinas, e entre outros fatores internos e externos às universidades. Nesse sentido, objetivamos demonstrar os índices de evasão no ensino superior no estado do Pará e destacar as taxas de evasão no curso de Licenciatura em Matemática da UFPA de Capanema. Para tal feito, fundamentamo-nos na revisão bibliográfica sobre a evasão universitária na região norte e evasão no curso de matemática, para entender a conjuntura desse processo. Assim percebemos que a evasão no curso de licenciatura em matemática ocorre devido a uma diversidade de razões como a escolha do curso sem ter a certeza, a falta de identificação com a área, dificuldades com o conteúdo disciplinar, repetência constante, frustrações em relação a pretensão salarial com a prática docente, a necessidade de trabalhar, são alguns dos fatores que mais contribuem para a evasão. Além disso, destacamos que a valorização dos cursos de licenciaturas e da profissão docente é muito importante para que mais alunos busquem a licenciatura, assim diminuindo os índices de evasão.

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