A dependência de internet e suas principais alterações nas ocupações de estudantes: uma revisão sistemática

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Data

01-01-2018

Coorientador(es)

COSTA, Elson Ferreira LattesORCID

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SOUSA, Leonardo Lucas de; SILVA, Nicolle Barros da. A dependência de internet e suas principais alterações nas ocupações de estudantes: uma revisão sistemática. Orientadora: Laiana Soeiro Ferreira; Coorientador: Elson Ferreira Costa. 2018. 73 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5706. Acesso em:.
Há que se atentar para o uso negativo da internet, podendo este ocasionar prejuízos nas diversas esferas da sociedade se ocorrer a utilização de forma inadequada da mesma. Sob a perspectiva de que o engajamento do indivíduo pode estar ocorrendo de forma centralizada apenas em uma atividade em detrimento de outras, se faz necessário desenvolver pesquisas que se debrucem em analisar as influências da internet no desempenho ocupacional das pessoas. A Terapia Ocupacional observa e analisa as habilidades de desempenho a fim de compreender a transação dentre os fatores básicos que apoiam ou não o envolvimento na ocupação e o desempenho ocupacional. Assim, busca­se analisar na literatura científica, por meio de uma revisão sistemática, as principais repercussões que a dependência de internet (DI) pode causar no desempenho ocupacional de estudantes e desenvolver discussão teórica sobre o tema em decorrência da DI. Para tanto utilizou­se de critérios estabelecidos na recomendação PRISMA para elaboração desta revisão tendo como termos/descritores os seguintes: dependência de internet/internet addiction; ocupações/occupation e estudantes/students. Em idiomas português e inglês, citados no título ou no assunto. O período de busca de publicações se deu entre os meses de novembro e dezembro de 2017, através das base s de dados eletrônicas PubMed, Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (Medline) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Durante a busca foi identificado um total de 2.189 publicações, das quais 2.168 foram excluídas durante a análise de título, restando 21 publicações. A aplicação do teste adaptado de Azevedo (2010) permitiu a exclusão de 08 trabalhos, uma vez que, os mesmos não atingiram os critérios de inserção estabelecidos. Portanto assim, a amostra final foi composta por 13 estudos. Os quais foram analisados e tiveram seus dados extraídos de acordo com o roteiro de extração. A partir da extração das características de cada estudo foram realizadas inferências sobre as principais ocupações apresentadas nestes quanto às influências da DI no desempenho ocupacional dos indivíduos em suas atividades. As ocupações de participação social, educação, descanso e sono e trabalho aparecem 19 vezes nos artigos analisados. Além disso, houveram nove citações sobre prejuízos na participação social (47% da amostra final), seis apontam déficits na educação (33%), dois nas atividades de trabalho (10%) e dois no engajamento em descanso e sono (10%). Deixa­se como conclusão o indicativo para realização de pesquisas mais aprofundadas sobre esta temática.

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