Terapia ocupacional, corpo e a inclusão educacional de acadêmicos com transtorno do espectro autista no ensino superior

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2019

Título(s) alternativo(s)

Occupational therapy, body and educational inclusion of students with autism spectrum disorder in higher education
Terapia ocupacional, inclusión corporal y educativa de estudiantes con trastorno del espectro autista en la educación superior

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MONTEIRO, Alessandra Mourão Pereira; BARBOSA, Jéssica Valente. Terapia ocupacional, corpo e a inclusão educacional de acadêmicos com transtorno do espectro autista no ensino superior. Orientadora: Gisely Gabrieli Avelar Castro; Coorientadora: Cibele Braga Ferreira Nascimento. 2019. 37 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5704. Acesso em:.
O objetivo deste estudo foi compreender as possibilidades de intervenção da Terapia Ocupacional, por meio do trabalho corporal, no processo de inclusão educacional, bem como, no enfrentamento das barreiras atitudinais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Superior. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa de caráter descritivo exploratório. Participaram do estudo quatro discentes com TEA de uma Instituição de Ensino Superior do Norte do Brasil, acompanhados pelo Núcleo de Acessibilidade da mesma. Utilizaram-se como instrumentos para a coleta de dados: entrevistas semiestruturas (inicial e final), vivências em grupo, registros em diário de campo, registros fotográficos e registro de voz. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em duas categorias, sendo elas: categoria um – Sobre as barreiras atitudinais e suas unidades temáticas: Dificuldades na identificação de barreiras; Contexto social- Relação professor-aluno e aluno-aluno; categoria dois- Sobre o trabalho corporal e suas unidades temáticas: corpo-corpo e corpo-ocupação educação. Os dados apontaram para as dificuldades dos discentes em identificarem as barreiras presentes na rotina universitária, além das dificuldades relacionadas às percepções de si, na relação com os pares e com os professores, o que também incluiu as barreiras pedagógicas. Observam-se ainda as possibilidades do trabalho corporal como facilitadoras para o empoderamento dos discentes e seu engajamento ocupacional no contexto educacional, visto que no decorrer dos grupos os participantes apresentaram maior envolvimento e graduações importantes de exercerem suas corporeidade e relações com ocupação educação. Com isso, o presente estudo contribuiu favorecendo com uma proposta de vivência e intervenção da Terapia Ocupacional neste contexto, assim como, de possibilidades para as demais áreas de atuação no sentido do reforço a ações voltadas as discussões sobre à inclusão de alunos TEA no ensino superior.

Fonte

Fonte URI

Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br