O uso da CIF como instrumento de avaliação pelos terapeutas ocupacionais em pesquisas no Brasil: uma revisão integrativa da literatura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2018

Orientador(es)

OMURA, Kátia Maki LattesORCID

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

ANDRADE, Isabelle dos Santos; COSTA, Janilce Nazaré Ferreira. O uso da CIF como instrumento de avaliação pelos terapeutas ocupacionais em pesquisas no Brasil: uma revisão integrativa da literatura. Orientadora: Kátia Maki Omura. 2018. 32 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5691. Acesso em:.
Os terapeutas ocupacionais são profissionais habilitados para avaliar todos os aspectos do domínio, suas inter-relações, e o cliente em seus contextos e ambientes. O terapeuta ocupacional pode utilizar diversos instrumentos para sua avaliação e coleta de dados, dentre estes a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e saúde (CIF), pode ser utilizada como ferramenta de pesquisa em sua atuação. A presente pesquisa objetivou realizar uma revisão integrativa sobre o uso da CIF como instrumento de coleta de dados pelos Terapeutas Ocupacionais em pesquisas no Brasil. Foi realizada uma pesquisa online, nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e após as análises, foi identificado que apenas dois artigos utilizaram a CIF para coletar dados. Foi possível constatar que a CIF foi sensível em avaliar e identificar problemáticas relacionadas às atividades de vida diária e participação social dos indivíduos que participaram das pesquisas. Em relação aos resultados em comum encontrados nos Artigos A e B, observou-se que a CIF possibilitou o registro e avaliação dos resultados de forma padronizada, assim como foi capaz de estabelecer o entendimento dos domínios referentes às AVD’s e AIVD’s que foram classificadas como prejudicadas e como elas afetam as atividades e participação das pessoas. Após a revisão integrativa, inferiu-se que a CIF viabiliza a compreensão do impacto de diferentes patologias nas ocupações dos sujeitos mesmo em faixas etárias diferentes.

Fonte

Fonte URI

Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br