Vitiligo: aspectos clínico-epidemiológicos e associação com os níveis séricos de 25 hidroxivitamina D em um serviço de dermatologia na Amazônia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

COSTA, Leilane Custodio; LOBO, Mayara Cristina Pereira. Vitiligo: aspectos clínico-epidemiológicos e associação com os níveis séricos de 25-hidroxivitamina D em um serviço de dermatologia na Amazônia. Orientadora: Silvia Ferreira Rodrigues Müller. 2022. 70 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5610. Acesso em:.
O Vitiligo é uma doença crônica caracterizada por manchas discrômicas na pele e nas mucosas decorrente da destruição de melanócitos funcionais da epiderme. Sua etiopatogenia é desconhecida, mas atualmente é considerada como doença autoimune. A vitamina D tem sido associada ao Vitiligo devido a sua função imunorregulatória autócrina em células do sistema imunológico. O objetivo do presente estudo foi analisar os níveis séricos de 25-­hidroxivitamina D em pacientes com Vitiligo e indivíduos saudáveis sem Vitiligo, considerando as características clínicas e epidemiológicas dos pacientes. Foi realizado um estudo transversal analítico no período de 2017 a 2021 em um hospital público de referência em Dermatologia no município de Belém onde foram coletados dados de 79 pacientes do Grupo Vitiligo e 3.215 indivíduos do Grupo Sem Vitiligo que possuíam dosagem sérica de 25­-hidroxivitamina D. As variáveis clínico-­epidemiológicas no Grupo Vitiligo foram gênero, idade, fototipo, forma clínica, tempo de doença, extensão da lesão, atividade das lesões, familiar portador, fator emocional desencadeante e escolaridade. A amostra do estudo exibiu prevalência do sexo feminino (70,89%) com média das idades iguais a 34,3 anos para ambos os sexos do Grupo Vitiligo. A maioria (52,08%) do Grupo Vitiligo apresentaram níveis séricos baixos de 25­-hidroxivitamina D e 86,96% do Grupo Sem Vitiligo apresentaram níveis dentro da normalidade. Entretanto, não foram encontradas diferenças estatísticas nos níveis de 25-­hidroxivitamina D do Grupo Vitiligo quando comparado com o Grupo Sem Vitiligo. Por fim, a exemplo de estudos anteriores, na população de vitiligo não foram encontradas níveis inferiores de concentração de 25­-hidroxivitamina D em relação a população geral.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br