Efeitos da substituição do óleo de soja por óleo de coco virgem (Coccus nucifera) em dietas de alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) submetidos a ciclos curtos de restrição alimentar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

08-11-2022

Coorientador(es)

ABE, Higo Andrade Lattes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

JESUS, Fernanda Ferreira de. Efeitos da substituição do óleo de soja por óleo de coco virgem (Coccus nucifera) em dietas de alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) submetidos a ciclos curtos de restrição alimentar. Orientador: Carlos Alberto Martins Cordeiro, Co-orientador: Higo Andrade Abe. 2022. 10 f. Trabalho de Curso – Resumo Expandido (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5530. Acesso em: .
O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da substituição do óleo de soja pelo óleo de coco virgem (OCV) sobre o desempenho produtivo e parâmetros sanguíneos de tilápias do Nilo submetidas a ciclos curtos de restrição alimentar. Para tanto foi realizado um delineamento em fatorial 3x3, sendo 3 estratégias de alimentação: (7/0) alimentado todos os dias; (6/1) alimentado por seis dias e um dia de restrição alimentar; (5/2) alimentado por cinco dias e dois dias de restrição alimentar e três níveis de substituição de óleo de soja por óleo de coco virgem (0, 25 e 50%) contendo três repetições por um período de 45 dias. Os resultados demostram que a utilização do OCV em ciclos curtos de privação alimentar tendem a reduzir os efeitos da escassez de alimento, promovendo um melhor estado nutricional e parâmetros hematológicos.

Fonte

Fonte URI