Análise epidemiológica do sarampo entre os estados brasileiros que fazem fronteira com outros países, Brasil, 2015 a 2018

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2020

Título(s) alternativo(s)

Epidemiological analysis of spam between brazilian states that do border with other countries, Brazil, 2015 to 2018
Análisis epidemiológico del spam entre estados brasileños que fronterizan con otros países, Brasil, 2015 a 2018

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, José Natanael Gama dos Et al. Análise epidemiológica do sarampo entre os estados brasileiros que fazem fronteira com outros países, Brasil, 2015 a 2018. Research, Society and Development. [S. l.], v. 9, n. 6, p. 1-15, abr. 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5500 . Acesso em:
O sarampo é uma doença de notificação compulsória causada por uma infecção viral aguda que ocorre pelo contato com gotículas emitidas por pessoas infectadas e sua prevenção se faz por vacinas. O objetivo deste estudo é fazer uma análise epidemiologia do sarampo entre os estados brasileiros que fazem fronteira com outros países. Pesquisa documental de natureza quantitativa pelo método estatístico. Buscou-se como fonte de dados o Sistema de Informações Hospitalares do SUS /Datasus, no período de 2015 a 2018. Para análise dos dados epidemiológicos adotou­-se como ferramenta os programas Word e Excel, sendo os dados apresentados em tabelas. Os resultados analisados no período de 2015 a 2018 mostram que as internações por sarampo subiram 05 para 835 nos estados fronteiriços, sendo que os Estados de Roraima e Amazonas foram responsáveis por 94,32% dessas hospitalizações e a faixa etária predominante eram menores de 4 anos, com 60,72% e o Pará destaca-­se com a menor cobertura vacinal nos 4 anos avaliados com 57,63%. Conclui­-se que a cobertura vacinal da maioria dos Estados se manteve abaixo da meta de 95%, evidenciando fragilidades no controle da doença e como consequência aumento das hospitalizações, além do processo migratório ter contribuído para um desequilíbrio no processo saúde -­ doença nestas regiões. Esse estudo pode ser melhorado com outros trabalhos, que abordem as buscas ativas feitas pelas ESF em relação a vacinas e novas estratégias vacinais no ambiente escolar.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br