Trabalho docente, pandemia e aprendizagem de alunos dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Castanhal: o que dizem os professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

22-12-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MÁXIMO, Aurelina de Loiola. Trabalho docente, pandemia e aprendizagem de alunos dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Castanhal: o que dizem os professores. 2022. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5393. Acesso em:.
Inegavelmente a pandemia foi o tempo que gerou muitos processos vinculados a questões sociais, dentre as quais destacamos a educação. De um lado, revelou as misérias e as diferenças de condições sociais entre as classes sociais, que consequentemente implicou diretamente nas possibilidades de acesso a saúde. De outro lado reafirmou a importância do serviço público, tanto da saúde, quanto da educação. Esse último precisando ser mantido por outras vias (Ensino Remoto), em razão da necessidade de manter processos de acolhimento, de desenvolvimento e de aprendizagem como parte do enfrentamento do cenário pandêmico. De outro lado, embora tenha sido construído outras possibilidades de ensino em razão do cenário que estava posto e que muita coisa aconteceu, a exemplo da ressignificação dos professores, em relação a ensinar e aprender por outras vias, sobretudo as vias digitais, muitos desafios foram enfrentados e muitas consequências desse tempo ainda são enfrentadas pelo sistema educacional brasileiro e particularmente pelos professores que são os responsáveis diretos quanto ao ato pedagógico. Diante desses apontamentos, esse estudo de campo, de natureza qualitativa tem como objetivo principal verificar o que dizem os professores de uma escola da rede municipal de Castanhal em relação ao seu trabalho a partir do cenário pandêmico vivenciado entre 2020-2021. Para tanto, foram entrevistados 5 professores que atuam nas sérias iniciais. A partir da aplicação do instrumento de produção de dados verificou-se que o ensino no período de pandemia foi de extrema dificuldade devido a precariedade de recursos que dessem conta de alcançar todos os alunos para que tivessem um ensino de qualidade, portanto a pandemia da COVI-19 trouxe consigo inúmeros problemas para a educação brasileira, as quais são reflexo no desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos.

Fonte

Fonte URI

Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com