Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/5377
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 19-Dec-2022 |
Title: | As crianças em situação de acolhimento institucional e o seu processo de escolarização |
Creator: | SANTANA, Karolina de Fátima Farias |
First advisor: | MORAES, Jones Souza |
Citation: | SANTANA, Karolina de Fátima Farias. As crianças em situação de acolhimento institucional e o seu processo de escolarização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5377. Acesso em:. |
Resumo: | Estudamos neste trabalho a contextualização sobre as crianças em situação de acolhimento institucional e o seu processo de escolarização. Foi questionado como se dá o acolhimento institucional e o ensino da aprendizagem diante da realidade a qual vivem e como os professores podem auxiliar no processo de inclusão a partir de um olhar mais amoroso e inclusivo. Como objetivo geral, analisamos o processo de escolarização de crianças que se encontram em situação de acolhimento institucional a partir da literatura produzida sobre o tema. Como aporte teórico explanamos sobre uma breve história do acolhimento institucional e as reflexões entre a situação de acolhimento do aluno e sua escolarização. Para a metodologia foi utilizado o método bibliográfico a partir da literatura que aborda o tema e que mesmo com suas limitações foi possível um universo amostral. E com a conclusão, mostramos a importância da escola no crescimento e desenvolvimento das crianças institucionalizadas. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com a compilação e divulgação do conhecimento produzido na última década sobre a relação estabelecida entre a escolarização de crianças e o acolhimento institucional. |
Abstract: | In this work, we study the contextualization of children in institutional care and their schooling process. It was questioned how the institutional reception and teaching of learning takes place in the face of the reality in which they live and how teachers can help in the inclusion process from a more loving and inclusive perspective. As a general objective, we analyzed the schooling process of children who are in institutional care based on the literature produced on the subject. As a theoretical contribution, we explain a brief history of institutional reception and the reflections between the situation of the student's reception and their schooling. For the methodology, the bibliographic method was used from the literature that addresses the theme and that even with its limitations, a sample universe was possible. And with the conclusion, we show the importance of the school in the growth and development of institutionalized children. It is hoped that this research can contribute to the compilation and dissemination of knowledge produced in the last decade on the relationship established between children's schooling and institutional care. |
Resumen: | En este trabajo estudiamos la contextualización de los niños en acogimiento institucional y su proceso de escolarización. Se cuestionó cómo se da la recepción institucional y la enseñanza de los aprendizajes frente a la realidad en la que viven y cómo los docentes pueden ayudar en el proceso de inclusión desde una perspectiva más amorosa e inclusiva. Como objetivo general, analizamos el proceso de escolarización de los niños que se encuentran en acogimiento institucional a partir de la literatura producida sobre el tema. Como aporte teórico, explicamos una breve historia de la acogida institucional y las reflexiones entre la situación de acogida del estudiante y su escolarización. Para la metodología se utilizó el método bibliográfico a partir de la literatura que aborda el tema y que aún con sus limitaciones fue posible un universo muestral. Y con la conclusión, mostramos la importancia de la escuela en el crecimiento y desarrollo de los niños institucionalizados. Se espera que esta investigación pueda contribuir a la recopilación y difusión del conocimiento producido en la última década sobre la relación que se establece entre la escolarización de los niños y el cuidado institucional. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Keywords: | Acolhimento institucional Escolarização Crianças Institutional reception Children Schooling |
Type of access: | Acesso Aberto |
URI Source: | Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
Appears in Collections: | Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CriancasSituacaoAcolhimento.pdf | 552,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License