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https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/5338
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Type: | Trabalho de Curso - Graduação - Artigo |
Issue Date: | 26-Dec-2022 |
Title: | A Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas/EJAI: possibilidades de outras pedagogias |
Creator: | VIEIRA, Myrhia Sâmila Santos |
First advisor: | NASCIMENTO, Eula Regina Lima |
Citation: | VIEIRA, Myrhia Sâmila Santos. A Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas/EJAI: possibilidades de outras pedagogias. 2022. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5338. Acesso em:. |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo compreender os sujeitos inseridos na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas – EJAI, bem como, as razões de não terem acessado antes à Educação Escolar. Ademais, o trabalho objetiva refletir sobre possiblidade de Outras Pedagogias Emancipadoras, pautadas em Freire e Arroyo. A investigação possui abordagem qualitativa, realizada por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, com inserção de dados pertinentes do Estágio de Docência na EJAI. As técnicas utilizadas para produção de dados foram entrevistas não-diretivas, história de vida e observação. Os principais autores que nortearam a discursão foram Arroyo (2014), Freire (2018), Freire (2019), Jardilino e Araújo (2014) e dentre outros. Como resultados da pesquisa concluímos que os sujeitos da EJAI são pessoas que enfrentam barreiras educacionais, sociais, culturais, econômicas, lidando com relações de negação de direitos, subalternações e opressões. Além disso, no que se refere ao fazer pedagógico identificamos que precisa estar a serviço dos processos de formação humana e educacional dos educandos. Logo, concluímos a necessidade de Outras pedagogias de concepção emancipadora, na qual os sujeitos, que tiveram seus direitos negados, sejam valorizados em suas histórias de vida, seus saberes, seus fazeres, enquanto cidadãos, sujeitos de direito nos processos de ensino- aprendizagem contextualizados, ressignificados, visando a igualdade de acesso à educação como bem social, garantia de direito humano. |
Abstract: | The research aims to understand the subjects inserted in the Education of Young, Adult and Elderly People - EJAI, as well as the reasons for not having accessed School Education before. In addition, the work aims to reflect on the possibility of Other Emancipating Pedagogies, based on Freire and Arroyo. The investigation has a qualitative approach, carried out through bibliographical and field research, with insertion of relevant data from the Teaching Internship at EJAI. The techniques used for data production were non-directive interviews, life history and observation. The main authors who guided the discussion were Arroyo (2014), Freire (2018), Freire (2019), Jardilino and Araújo (2014) and others. As a result of the research, we conclude that the subjects of EJAI are people who face educational, social, cultural, economic barriers, dealing with relationships of denial of rights, subordination and oppression. In addition, with regard to pedagogical work, we identified that it needs to be at the service of the students' human and educational training processes. Therefore, we conclude the need for Other pedagogies with an emancipatory conception, in which the subjects, who had their rights denied, are valued in their life stories, their knowledge, their actions, as citizens, subjects of law in the contextualized teaching-learning processes, resignified, aiming at equal access to education as a social good, guarantee of human rights. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Idosos - Educação |
Type of access: | Acesso Aberto |
URI Source: | Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
Appears in Collections: | Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST |
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