A Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas/EJAI: possibilidades de outras pedagogias

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26-12-2022

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VIEIRA, Myrhia Sâmila Santos. A Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas/EJAI: possibilidades de outras pedagogias. 2022. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5338. Acesso em:.
A pesquisa tem como objetivo compreender os sujeitos inseridos na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas – EJAI, bem como, as razões de não terem acessado antes à Educação Escolar. Ademais, o trabalho objetiva refletir sobre possiblidade de Outras Pedagogias Emancipadoras, pautadas em Freire e Arroyo. A investigação possui abordagem qualitativa, realizada por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, com inserção de dados pertinentes do Estágio de Docência na EJAI. As técnicas utilizadas para produção de dados foram entrevistas não-diretivas, história de vida e observação. Os principais autores que nortearam a discursão foram Arroyo (2014), Freire (2018), Freire (2019), Jardilino e Araújo (2014) e dentre outros. Como resultados da pesquisa concluímos que os sujeitos da EJAI são pessoas que enfrentam barreiras educacionais, sociais, culturais, econômicas, lidando com relações de negação de direitos, subalternações e opressões. Além disso, no que se refere ao fazer pedagógico identificamos que precisa estar a serviço dos processos de formação humana e educacional dos educandos. Logo, concluímos a necessidade de Outras pedagogias de concepção emancipadora, na qual os sujeitos, que tiveram seus direitos negados, sejam valorizados em suas histórias de vida, seus saberes, seus fazeres, enquanto cidadãos, sujeitos de direito nos processos de ensino- aprendizagem contextualizados, ressignificados, visando a igualdade de acesso à educação como bem social, garantia de direito humano.

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Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com