A interação como instrumento de aprendizagem na educação infantil: um estudo de caso em uma escola sociointeracionista no centro de Belém/PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

27-06-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MONTEIRO, Tamires Shirlene dos Santos. A interação como instrumento de aprendizagem na educação infantil: um estudo de caso em uma escola sociointeracionista no centro de Belém/PA. Orientadora: Brennda Valléria do Rosário Freire. 2023. 37 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:. Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5132.
A criança nasce inserida em uma determinada sociedade e tempo histórico, ao possuir relações com o meio onde vive, descobre um mundo que contribui com o desenvolvimento humano através das experiências interativas. Essas interações possibilitam a aprendizagem e a construção de identidade da criança como ser social e histórico que faz parte de uma cultura, fato que confirma a importância de discutirmos como o sociointeracionismo de Vygostsky contribui à Educação Infantil. O estudo tem por objetivo compreender as implicações das relações estabelecidas em uma escola sociointeracionista de Belém/PA no desenvolvimento da criança na educação infantil. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e estudo de caso. As análises possibilitaram compreender o processo de aprendizagem das crianças a partir da teoria sócio-histórica, e identificar as características de uma escola sociointeracionista através de um estudo de caso em uma escola no centro de Belém, como também descrever as ações pedagógicas dos professores sociointeracionistas no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil a partir do estudo de caso. Por fim, conclui-se que a escola com base no sociointeracionismo de Vygotsky possibilita de maneira mais completa a formação da criança, permitindo-a que se torne e se construa como pessoa para além dos muros escolares, confirmando-se como sujeito no espaço social onde vive.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI