Um estudo sobre a noção de palavra na produção escrita de estudantes do ensino médio

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17-11-2022

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GUEDELHA; Késllen Quaresma. Um estudo sobre a noção de palavra na produção escrita de estudantes do ensino médio. Orientador: José Rinaldo Vasconcelos Lobato. 2022. 22 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5101. Acesso em:.
Este estudo tem como objetivo investigar o objeto palavra, mais especificamente, a observação da palavra gramatical, a partir da produção escrita de 28 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Abaetetuba, avaliando-se o conhecimento que subjaz a esse conceito e como a decisão sobre a distribuição dos espaços em branco no papel pode esbarrar naquilo que um falante entende por palavra em sua língua. Os dados coletados, foram analisados com base nos estudos de Câmara Jr. (2007), Cunha e Cintra (2001), Silva (1991), Cunha (2004), entre outros, com foco na observação da escrita, pontuando-se o conceito de palavra e as formas não convencionais de segmentação (hipossegmentação e hipersegmentação) nas redações dos alunos. A metodologia adotada considerou os aspectos qualitativos e descritivos de análise, os dados foram coletados em duas aulas de produção textual e foram analisados com base nos objetivos traçados para este trabalho. Os resultados mostraram que, há uma tendência maior dos estudantes pesquisados em separar indevidamente as palavras do que as unir, ou seja, a tendência à hipossegmentação parece dominar sobre a tendência à hipersegmentação. Nos casos de hipossegmentação, identificou-se que as ocorrências foram maiores, quando estavam relacionas ao uso do hífen, e algumas classes gramaticais como os artigos, preposições, pronomes e conjunções, por relacionarem o fluxo contínuo e não segmentado da fala como critério de representação na escrita. Nas ocorrências de hipersegmentação observou-se que as hipóteses elaboradas pelos alunos acerca da escrita, também ora traduzem sua percepção de aspectos prosódicos da fala, ora sua percepção de modelos da ortografia convencional.

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