O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu

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12-08-2022

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SILVA, Samantha Lameira da; ALMEIDA, Werbert Vaz de. O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2022. 20 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5093. Acesso em:.
O presente trabalho traz o papel do pedagogo como mediador de diálogos, ele tem papel ativo na gestão pedagógica da escola, inclusão de alunos na escola, suas práticas pedagógicas e concepções sobre inclusão. Com o objetivo p de compreender o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência, o artigo tem como questionamento: qual o efetivo papel do pedagogo no processo de inclusão escolar de alunos com algum tipo de deficiência? A metodologia utilizada para o seu desenvolvimento é de caráter qualitativa, dividida em duas etapas: na primeira etapa foi realizada uma pesquisa exploratória de referenciais teóricos que subsidiaram os elementos de discussão, tendo como suporte a reunião de alguns teóricos. A segunda etapa foi feito o levantamento de dados na pesquisa de campo, tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sagrada Família, em Tomé-Açu, Pará. Como resultado, a pesquisa aponta que o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência é mediar todo diálogo para que os alunos com algum tipo de deficiência possam ter os mesmos direitos de aprender quanto qualquer outro aluno não incluído na categoria de especial.

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