Prevalência e suscetibilidade bacterianas das infecções do trato urinário em pacientes internados no Hospital Universitário João de Barros Barreto: período de janeiro de 2006 a dezembro de 2007

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2008

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOUZA, Ruy Daniel Ferreira; BEZERRA, Dailson Mamede. Prevalência e suscetibilidade bacterianas das infecções do trato urinário em pacientes internados no Hospital Universitário João de Barros Barreto: período de janeiro de 2006 a dezembro de 2007. Orientador: Roberto Cepêda Fonseca. 2008. 49 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5025. Acesso em:.
Introdução: Quando há necessidade de se iniciar antibioticoterapia empírica em pacientes internados com infecção do trato urinário (ITU), o conhecimento do perfil de susceptibilidade antimicrobiana para aquele hospital facilita a escolha do melhor antibiótico enquanto se aguarda o resultado dos exames solicitados, como uroculturas e antibiogramas. Objetivo: Conhecer o perfil de susceptibilidade antimicrobiana dos uropatógenos isolados em pacientes internados do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). Material e Métodos: Estudo individuado, observacional e transversal, baseado na análise de 2739 amostras de urina das quais 107 apresentavam valores > 100.000 UFC/ml à urocultura – alvo da pesquisa. Discussão: A distribuição entre os sexos foi de 54,7% mulheres e 45,3% homens. A faixa etária de 39 a 77 anos (65,9%), foi a mais acometida. Escherichia coli foi a bactéria de maior prevalência (33,64%). Amicacina, Cefazolina, Cefotaxima, Ceftazidima, Ertapenem, Imipenem e Piperacilina/Tazobactan foram todos 100% sensíveis para Escherichia coli. Para Pseudomonas aeruginosa, Ciprofloxacina, Ceftazidima e Meropenem apresentaram, respectivamente, 37,5%, 40% e 69,23% de sensibilidade. Para Klebsiella sp, Amicacina e Imipenem apresentaram bons resultados, com sensibilidade igual a 80% e 100% respectivamente. Fluconazol e Flucitosina foram os antifúngicos mais sensíveis (100%) para Cândida sp. Vancomicina e Penicilina apresentaram excelente sensibilidade (100%) para Enterococcus sp. Conclusão: O perfil de susceptibilidade antimicrobiana traçado pelo presente estudo poderá orientar um curso empírico de antibióticos no paciente do HUJBB quando este for necessário, diminuindo a morbimortalidade do paciente com ITU internado. Contudo, estudos posteriores deveriam ser feitos com regularidade para avaliar o perfil de susceptibilidade antimicrobiana na instituição, uma vez que este é passível de mudanças com o tempo.

Fonte

1 CD ROM

Fonte URI