A história indígena no ensino de História: uma abordagem a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Juruna na Reserva Indígena Boa Vista no km 30, Município de Vitória do Xingú

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

12-12-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

NASCIMENTO, Poliane Silva do. A história indígena no ensino de História: uma abordagem a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Juruna na Reserva Indígena Boa Vista no km 30, Município de Vitória do Xingú. Orientador: Wellington de Pinho Alvarez. 2022. 25 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4864. Acesso em:.
O ensino da História indígena pela Lei n.11.645 de 2008 se tornou obrigatório no currículo de educação básica de todo país, portanto observamos que nos livros didáticos ainda existem muitas abordagens eurocêntricas no sentido da história indígena, especialmente nos conceitos identidade, cultura e tradição. Neste sentido o objetivo desta pesquisa é analisar como os indígenas avaliam sua participação ativa no ensino de história e como se veem através das histórias que são retratadas em sala de aula. Neste trabalho foram realizadas as seguintes pesquisas, bibliográficas, documental e pesquisa de campo, onde foram coletados dados por meio de entrevistas com a docente da escola Francisca Juruna e com o cacique da TI Boa vista km30 de vitória do Xingu, comunidade Juruna. Os resultados obtidos mostram que os indígenas desejam um ensino mais representativo, orientado a valorizar a cultura e a história dos indígenas, buscando assim melhorias no ensino escolar indígena.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI