Análise genotóxica e histopatológica do efeito carcinogênico gástrico da exposição ao MNU em primatas Cebus Apella da Amazônia brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2009

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

GOMES, Amanda Raquel da Silva; LIMA, Julianne Maria da Silva. Análise genotóxica e histopatológica do efeito carcinogênico gástrico da exposição ao MNU em primatas Cebus Apella da Amazônia brasileira. Orientador: Paulo Pimentel de Assumpção. 2009. 50 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Medicina)-Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2009. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4826. Acesso em:.
O Câncer Gástrico representa hoje um desafio à saúde publica no Brasil, em especial no Estado do Pará, onde a mortalidade, em decorrência dessa neoplasia, encontra-se acima das médias nacionais. A carcinogênese é definida como um processo progressivo de dano ao material genético, levando a uma adaptação tecidual irreversível que culmina em degeneração maligna. Inúmeras condições intrínsecas e extrínsecas estão envolvidas nesta transformação. Para o Câncer gástrico está bem documentada a infecção pelo H. Pylori, entretanto, dada a relevância do assunto, diversos métodos de estudos têm sido propostos no sentido de compreender as intricadas vias da carcinogênese e ampliar o conhecimento da etiopatogênese tumoral gástrica. Ganham particular importância modelos animais de carcinogênese química e testes moleculares que detectam precocemente alterações no material genético. Entre as substâncias utilizadas nesses modelos esta o N-Methyl-nitrosureia, além de outros componentes nitrosos conhecidos como agentes carcinogênicos diretos. Este trabalho se propôs a estudar os efeitos genotóxicos e anatomopatológicos da ingestão de MNU por Cebus apella, pois, a despeito da notória frequência desta espécie na fauna brasileira, o mesmo ainda não havia sido feito. Foram utilizados o Ensaio Cometa e o Teste do Micronúcleo para a análise tóxica do DNA de células sanguíneas e do tecido gástrico, além do histopatológico da mucosa gástrica dos animais. Como resultado, observamos que em um curto espaço de tempo, a dose empregada de MNU foi é capaz de causar genotoxicidade e danos acumulados ao material genético, entretanto, sem alterações histopatológicas significante, demonstrando que as modificações continuadas e cumulativas ao DNA precedem a manifestação tecidual. Além disso, o Cebus apella demonstrou um bom potencial para reprodução deste tipo de estudo, pois sua ampla disponibilidade regional e fácil manejo aliada a uma maior sensibilidade a baixas concentrações do MNU, possibilitam a indução de carcinogênese química de maneira mais rápida e com uma dose menor da droga.

Fonte

1 CD ROM

Fonte URI