Impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de Pedagogia Parfor UFPA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

21-10-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

RODRIGUES, Thays Fátima Santos. Impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de Pedagogia Parfor UFPA. In: Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED, 2020. Online.Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2022. 12 f. Trabalho de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4774. Acesso em:.
O presente artigo traz resultados da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC), cujo objeto de estudo focaliza os impactos da formação inicial na profissionalização e profissionalidade de docentes egressos do curso de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) ofertado pelo campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo consiste em analisar o impacto da formação inicial sobre as condições de profissionalização e de trabalho dos docentes, após a conclusão do curso de licenciatura em nível superior. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cujo método escolhido foi a pesquisa do tipo documental e empírica, com aplicação de questionário online. Os resultados obtidos apontam para um aumento da escolaridade dos professores docentes egressos da formação inicial, no entanto há um evidente processo de precarização da profissão, uma vez que a formação não promoveu a estabilidade e o retorno profissional e pessoal almejado. A temática não se esgota com esta pesquisa, uma vez que ainda há muitas outras problemáticas relativas a formação, profissionalização e valorização docente à serem desvendados sobre os impactos da formação inicial sobre a vida profissional dos professores, sobretudo, daqueles que a realizaram e a realizam no pleno exercício da profissão, como é o caso dos egressos do Parfor.

Fonte

Fonte URI