Análise do poliformismo A(1188)C do gene da Il-12β em pacientes com hanseníase e em uma amostra de um grupo controle da população do estado do Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2006

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PEREIRA, Renato Malheiros. Análise do poliformismo A(1188)C do gene da Il-12β em pacientes com hanseníase e em uma amostra de um grupo controle da população do estado do Pará. Orientador: Sidney Emanuel Batista dos Santos. 2006. 61 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4638. Acesso em:.
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium leprae. Esta bactéria é um bacilo álcool-ácido resistente, intracelular obrigatório, que infecta, preferencialmente, o interior de macrófagos e células de Schwann. A hanseníase é endêmica principalmente em países tropicais, coincidindo com o subdesenvolvimento, onde a pobreza se configura como um importante fator de risco. Porém deve ser levado em consideração que apenas 10% das pessoas infectadas vão desenvolver a doença, devido a uma possível susceptibilidade genética ainda não esclarecida. Neste trabalho, foi investigada a associação do polimorfismo A(1188)C no gene da IL-12 com as diferentes formas clínicas, multibacilar (MB) e paucibacilar (PB), e com uma amostra controle, com o objetivo de verificar se existem diferenças genéticas estatisticamente significantes no que diz respeito às freqüências alélicas e genotípicas do polimorfismo A(1188)C. As amostras investigadas foram compostas de 116 indivíduos portadores de hanseníase (96 indivíduos portadores da forma MB e 20 indivíduos portadores da forma PB) e 117 indivíduos sadios escolhidos aleatoriamente na população de Belém do Pará que foram considerados como grupo controle para comparação com a amostra de pacientes. Com relação as formas genotípicas e alélicas, não foram encontradas diferenças significantes entre as formas de hanseníase MB e PB, mas quando relacionamos o grupo de pacientes com o grupo controle, os dados demonstram diferenças significativas. Na análise de regressão logística foi encontrada associação do alelo 1188*C com a susceptibilidade a hanseníase.

Fonte

1 CD ROM

Fonte URI