Perfil clínico-epidemiológico de crianças com alterações no desenvolvimento e filhas de mães usuárias de drogas na gestação - Programa Caminhar/Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2006

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

CARVALHO NETO, Américo Peixoto de; COTA, Christina ; OLIVEIRA; Waléria Kesley de. Perfil clínico-epidemiológico de crianças com alterações no desenvolvimento e filhas de mães usuárias de drogas na gestação - Programa Caminhar/Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. Orientadora: Amira Consuêlo de Melo Figueiras. 2006. 92 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4633. Acesso em:.
O presente estudo teve como principal objetivo identificar e traçar um perfil clínico- epidemiológico de crianças com alterações no desenvolvimento infantil e filhas de mães usuárias de drogas na gestação, matriculadas no Programa Caminhar – Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. O estudo foi descritivo, explicativo e transversal, no qual foram revisados 651 prontuários (100%), no período de outubro de 2002 a setembro de 2005. Destes, foram encontrados 12 prontuários (1.84%) que havia relato de uso de drogas no período gestacional. A média de faixa etária das crianças foi de 3,5 anos. 75% eram adotadas. O álcool foi a principal droga de abuso. Prematuridade, kernicterus e baixo peso ao nascer foram as principais alterações no recém-nascido. Acentuação de cisternas basais, megacisterna magna e comprometimento de vias motoras piramidais foram as alterações anatômicas encontradas. As intercorrências clínicas significativas correspondem ao atraso motor, distúrbios do sono, alterações da fala e infecções respiratórias. Conclui-se que a droga consumida durante a gestação, age como fator deletério na formação do feto e desenvolvimento infantil, levando a distúrbios que poderiam ser evitados com a identificação, tratamento e acompanhamento precoce dessas mães usuárias de drogas.

Fonte

1 CD ROM

Fonte URI