Reaproveitamento de pneumáticos inservíveis na construção de um sistema individual de tratamento de esgoto doméstico: contribuição para a aplicação da logística reversa no município de Tucuruí-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

23-01-2015

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FREITAS, Pablo Virgolino. Reaproveitamento de pneumáticos inservíveis na construção de um sistema individual de tratamento de esgoto doméstico: contribuição para a aplicação da logística reversa no município de Tucuruí-PA. Orientador: Davi Edson Sales e Souza; Coorientador: Francisco das Chagas de Oliveira Cacela Filho. 2015. 85 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4543. Acesso em:.
Foi proposto estudo da viabilidade econômica da implantação de um sistema alternativo de tratamento individual de esgoto doméstico com dois tanques dispostos em série, antecedendo um filtro anaeróbio de leito fixo com fluxo ascendente, cujos insumos utilizados para a construção da estrutura de contenção destes efluentes são pneumáticos inservíveis fixados uns aos outros com massa asfáltica, a fim de obter um conjunto estanque que obedeça às recomendações da NBR 7229/1993 (Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos) e a NBR 13969/1997 (Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação). A principal expectativa do uso de pneumáticos como insumo em obras de construção é a retirada dos mesmos do meio ambiente, desta forma, praticando o disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos quanto a resíduos de logística reversa e a proposta de insumos de baixo custo e fácil aquisição. Para tanto, o sistema foi implantado em residência no bairro mais populoso do município de Tucuruí, e que não apresentava sistema individual de tratamento de esgoto com o mínimo de critérios técnicos. Comparou-se os orçamentos para construção do sistema alternativo e do convencional, de alvenaria e blocos cerâmicos, prevalecendo a viabilidade econômica do sistema estruturado em pneumáticos com 9,9% de economia. Foi realizada projeção do quantitativo de pneumáticos retirados do meio ambiente caso esta tecnologia seja aceita por 100% das residências do bairro, obtendo-se um total de 55.903 pneumáticos retirados do meio ambiente.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI