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Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 4-May-2021
Title: Ensino das operações matemáticas fundamentais: a linguagem Scratch como estratégia a partir de um jogo digital
Creator: SANTOS JUNIOR, Gerson Trindade dos
First advisor: NUNES, Renato Germano Reis
Citation: SANTOS JUNIOR, Gerson Trindade dos. Ensino das operações matemáticas fundamentais: a linguagem Scratch como estratégia a partir de um jogo digital. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4511. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa tem como intuito apresentar uma sugestão para o ensino da Matemática por meio de um jogo digital. Impulsionado pelo cenário de isolamento provocado pela pandemia da COVID-19 e associado à necessidade de adaptação às tecnologias, elaboramos um jogo como proposta educativa auxiliar para o ensino das quatro operações fundamentais da Matemática. Criado por meio da linguagem de programação Scratch, o jogo intitulado “Matemática Game Show” é um jogo de perguntas e respostas sobre adição, subtração, multiplicação e divisão. Devido ao afastamento físico-social vivenciado, o jogo teve que ser testado virtualmente com a maioria dos 30 alunos do ensino fundamental e médio de uma escola do município de Marituba, Estado do Pará, onde foi feita a pesquisa, e a partir de um questionário obtivemos os resultados da relação dos alunos com a Matemática e os jogos digitais. Através da análise desses resultados, observamos que os alunos não se sentem estimulados a aprender Matemática apenas com métodos de ensino tradicionais, porém houve grande aceitação do aprendizado através de jogos digitais como explicitam os gráficos da pesquisa. Por meio de uma metodologia de pesquisa experimental, o contato com o jogo e sua programação trouxe um ambiente novo aos alunos, tornando o processo mais divertido e motivador, já que se tornaram parte ativa no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This study aims to present a suggestion for teaching mathematics through a digital game. Driven by the isolation scenario caused by the pandemic of COVID-19 and associated with the need to adapt to technologies, we designed a game as an auxiliary educational proposal for teaching the four fundamental operations of Mathematics. Created using the Scratch programming language, the game entitled “Mathematics Game Show” is a game of questions and answers about addition, subtraction, multiplication and division. Due to the physical and social distance experienced, the game had to be tested virtually with the majority of the 30 elementary and high school students from a school in the municipality of Marituba, State of Pará, where the research was carried out, and from a questionnaire, we obtained the results students' relationship with mathematics and digital games. Through the analysis of these results, we observed that students do not feel stimulated to learn mathematics with traditional teaching methods only, however there was great acceptance of learning through digital games, as explained in the research graphics. Through an experimental research methodology, the contact with the game and its programming brought a new environment to the students, making the process more fun, motivating, since they became an active part in the teaching, and learning process.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Jogos digitais
Mathematics - Study and teaching
Digital games
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

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