Gestão democrática e seus reflexos no ensino da matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

11-03-2021

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

LIMA, Joana Darc Pereira de. Gestão democrática e seus reflexos no ensino da matemática. 2021. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4503. Acesso em:.
O trabalho é o resultado de um estudo sobre a gestão democrática e o ensino da Matemática em uma escola Municipal de Ensino Fundamental em São Domingos do Capim/PA. A pesquisa faz uma reflexão sobre o relacionamento gestão, professores e alunos dentro da escola. Nesta perspectiva, aborda questões que envolvem o ensino, trabalho pedagógico, didática, currículo e os planos de ação escolar. Para isso são elucidadas questões em níveis mais profundos sobre a atuação da gestão escolar, o trabalho do professor e sentimento do aluno em relação ao espaço onde estuda e à disciplina de Matemática no 5o ano do Fundamental. Foi realizada uma pesquisa ação, de campo e bibliográfica, fez-se uso de perguntas abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados com uma abordagem qualitativa, de forma a contribuir com uma possível intervenção. Durante o estudo foram destacados alguns aspectos relevantes sobre função gestora em promover a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem e verificou-se que a função dos gestores escolares deve ir além da administração de recursos materiais e responder aos aspectos administrativos, deve articular-se com a gestão pedagógica em sala de aula e a forma como os estudantes compreendem currículo escolar e sua relação com matemática.

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA

Palavras-chave

Gestão democrática
Matemática - Estudo e ensino
Democratic management
Mathematics - Study and teaching

Fonte

Fonte URI

Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com