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Type: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Issue Date: 29-Jun-2022
Title: Educação financeira: perspectivas práticas na formação de consumidores conscientes em turmas do ensino médio
Creator: SILVA, Ulisses Nunes da
First advisor: LEDOUX, Maria Lídia Paula
Citation: SILVA, Ulisses Nunes da. Educação financeira: perspectivas práticas na formação de consumidores conscientes em turmas do ensino médio. 2022. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4502. Acesso em:.
Resumo: O Trabalho de Curso aqui proposto, faz abordagens acerca da Educação Financeira como uma importante área do conhecimento por contribuir para o melhoramento da relação das pessoas com os recursos financeiros e ganhando espaço como pauta de discussão, especialmente no ambiente escolar, visto que, a incorporação de seus princípios no ensino, ajuda os jovens a entender o valor do dinheiro e como se relacionar de forma saudável com ele. Com base neste contexto, objetiva-se compreender o papel da Educação Financeira na formação de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa aqui proposta é de abordagem qualitativa exploratória. Foram informantes, 30 alunos do 1o, 2o e 3° ano do Ensino Médio, de uma escola pública, localizada no município de São João da Ponta – PA. Para obter os dados, fizemos uso de um questionário com cinco questões semiestruturadas. Para análise e melhor organização dos dados, utilizamos a categorização como técnica apreciativa das informações obtidas. Com o resultado da análise, foi possível observar que de forma geral, os alunos têm a compreensão de que a Educação Financeira é uma ferramenta para administrar os recursos financeiros, no sentido de orientar os cidadãos em como lidar com o dinheiro de maneira consciente. Acerca da importância de aprender sobre a Educação Financeira os alunos foram unânimes em afirmar a notoriedade deste conhecimento para a sociedade e destacaram que o ensino financeiro é positivo para que não sejam cometidos erros. Em relação ao planejamento financeiro familiar, grande parte dos alunos revelaram que suas famílias realizavam algum tipo de planejamento para o orçamento da família e, destacaram anotações em cadernos como a principal forma de planejamento adotada. No que se refere a realização de atividades remuneradas, parte significativa dos alunos responderam que não executam, dentre aqueles que exercem atividade remunerada, a maioria apresenta preocupação em realizar planejamento financeiro. Dessa forma, destaca-se a importância científica e social desta pesquisa, pois a mesma apresenta contribuições relevantes acerca da temática abordada e da importância deste conhecimento nas salas da Educação Básica e a importância do papel da família na formação de indivíduos conscientes ao que concerne o uso dos recursos financeiros.
Abstract: The Course Conclusion Work proposed here approaches Financial Education as an important area of knowledge for contributing to the improvement of people's relationship with financial resources and gaining space as a discussion agenda, especially in the school environment, since, incorporating its principles into teaching helps young people understand the value of money and how to have a healthy relationship with it. Based on this context, the objective is to understand the role of Financial Education in the training of high school students. The research proposed here has an exploratory qualitative approach. The informants were 30 students from the 1st, 2nd and 3rd year of high school, from a public school, located in the municipality of São João da Ponta - PA. To obtain the data, we used a questionnaire with five semi-structured questions. For analysis and better organization of the data, we used categorization as an appreciative technique for the information obtained. With the result of the analysis, it was possible to observe that, in general, students have the understanding that Financial Education is a tool to manage financial resources, in the sense of guiding citizens on how to deal with money in a conscious way. Regarding the importance of learning about Financial Education, students were unanimous in affirming the notoriety of this knowledge to society and highlighted that financial education is positive so that mistakes are not made. Regarding family financial planning, most students revealed that their families carried out some type of planning for the family budget and highlighted notes in notebooks as the main form of planning adopted. Regarding the performance of paid activities, a significant part of the students answered that they do not perform, among those who carry out paid activities, most are concerned with carrying out financial planning. In this way, the scientific and social importance of this research is highlighted, as it presents relevant contributions about the theme addressed and the importance of this knowledge in Basic Education classrooms and the importance of the role of the family in the formation of conscious individuals regarding the use of financial resources.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Educação financeira
Ensino médio
Financial literacy
High school
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

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